sábado, 6 de dezembro de 2008

Jornada de Medicina Intensiva faz sucesso em Rondônia

Jornada faz SOTIRO crescer 235,71%
Regional é a primeira no ranking do crescimento

A realização da I Jornada Rondoniense de Medicina Intensiva – Atualização em Terapia Intensiva, que aconteceu em Porto Velho (RO), nos dias 28 e 29 de novembro, fez a Sociedade de Terapia Intensiva de Rondônia (SOTIRO) atingir o primeiro lugar no ranking de crescimento entre todas as filiadas da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Durante o evento, a regional conquistou 28 novos sócios, fazendo com que seu crescimento chegasse a 235,71% este ano, em comparação a 2007.

De acordo com A Dra. Flavia Fernandes, presidente da Jornada e 1ª Secretária da SOTIRO, ainda há em torno de 10 profissionais que devem associar-se nas próximas semanas. “Depois do evento, o número de sócios saltou de 19 para 47, confirmando o balanço altamente positivo. Durante o evento, contamos com a participação de cerca de 140 profissionais que atuam na Medicina Intensiva e acadêmica de Medicina, além de 30 inscritos que fizeram o curso de Enfermagem. “Esperávamos uma boa aceitação, mas a participação e o sucesso foram maiores do que o previsto”, conta.

A médica ressalta ainda que o evento foi muito bem recebido no meio médico, para-médico, acadêmico e muito bem visto aos olhos das autoridades governamentais. “Os comentários favoráveis foram inúmeros e recebemos apoio de vários setores antes, durante e depois da jornada. Pela primeira vez em Rondônia a SOTIRO realizou um evento com característica multidisciplinar. A sociedade sente-se muito orgulhosa com o sucesso do evento e tem a satisfação de ter visto plenamente cumprido o objetivo maior de construir pontes para o intercâmbio e conhecimento na especialidade e contribuir para o fortalecimento do segmento no estado”, complementa a Dra. Flavia.

O sucesso da jornada impulsionou também a realização de futuros eventos com foco multidisciplinar, como o II Congresso Regional de Medicina Intensiva de Rondônia, e a criação de um Centro Formador pelo Dr. Sergio Mello e Dr. Francisco Faig, que será coordenador responsável. “Sinto-me totalmente lisonjeado de fazer parte como pioneiro do Centro Formador de Terapia Intensiva, ao lado do Dr. Faig, médico de grande notoriedade por sua qualidade técnica e caráter. As atividades do centro devem ser iniciadas em março de 2009. Por enquanto, estamos providenciando junto a Secretaria de Saúde do estado, viabilização de recursos e iniciando um planejamento com aulas e protocolos direcionados ao residente e ao serviço. Além disso, continuamos fazendo o trabalho acadêmico que já existe junto a residentes de cirurgia, clínica médica, infectologia e internos da Federal de Rondônia”, conta o Dr. Mello, que, durante a jornada, foi moderador de três discussões diferentes.

O Dr. Faig acrescentou que, em primeiro lugar, é preciso agradecer o esforço da Dra. Flavia, que não mediu esforços para que o sucesso da jornada fosse alcançado. “O evento veio de encontro com as nossas necessidades, promovendo o conhecimento e atualização dos participantes. Permitiu ainda que conhecêssemos os diretores da AMIB, suas intenções no comando da entidade e a vontade em apoiar a SOTIRO em continuar a luta para formar profissionais voltados para a especialidade. O encontro possibilitou também que eles conhecessem a nossa realidade, nossas carências e dificuldades para vencer as etapas necessárias para tornarmos uma entidade representativa da classe intensivista”.

“Quanto ao Centro Formador em Medicina Intensiva, estarei pronto a dar todo meu esforço como colaborador, para que em breve isso seja uma realidade em Rondônia. Aproveito o momento para agradecer a todos os professores que aqui estiveram pelas excelentes aulas, pelo convívio amistoso e pelo apoio total as nossas solicitações”, complementou o Dr. Faig.

Segundo a Dra. Flavia, o estado terá outra novidade na área de formação. “Também faz parte dos planos da SOTIRO o Curso de Pós-Graduação em Medicina Intensiva, que deve ser iniciado em março de 2009 e tem por objetivo dar continuidade à capacitação do intensivista, com a coordenação do Dr. Carlos Roberto Vieira”.

Matéria copiada do site da AMIB:
http://www.amib.com.br/paginasdinamicas/controller?command=MontarPagina&id_pag=1326